quinta-feira, 2 de junho de 2011

Profa, qual diferença entre grupo vocal e coral?

Querido aluno,

O grupo vocal é formado por poucas pessoas, e cada parte é valorizada como 'solista'.


Grupo vocal Olisipo de repertório clássico


Existem vários tipos de vozes, que são separadas e classificadas por naipes. São eles baixo, baritono, tenor, contralto, mezzo-soprano e soprano. 


Em alguns grupos vocais é a voz que vai fazer tudo. A base harmonica, o ritmo (batida), além da voz principal com a melodia e letra. Esses são os mais difíceis de se fazer. Em outros grupos vocais, a melodia principal é dividida entre o grupo e a base é feita por uma banda com bateria, guitarra, etc.



Grupo Vocal Spice Girls


Existem diversos tipos de formação não necessariamente com um naipe de cada, até mesmo porque alguns timbres são mais raros de encontrar como por exemplo o baixo.

Alguns grupos vocais são apenas de homens, sem sopranos, outros só de mulheres, sem baixos e baritonos.


Alguns exemplos populares de grupo vocal são as Spice Girls, Os Menudos, Dominó, etc.



Grupo Vocal 'Vozes da Cela'

No coral é diferente, é como se fosse um grupo vocal expandido com muito mais vozes, e geralmente muito mais naipes. No coral o que mais importa é o grupo, enquanto no grupo vocal é cada voz individualmente.



Coral de Igreja nos EUA

Nordic Choir - O Coral Nórdico


A beleza do coral é justamente essa massa sonora, enquanto no grupo vocal cada cantor tem sua parte, mais enxuta. No Brasil existem alguns corais bem conhecidos como por exemplo o Coral da USP e o Coral da Osesp que se apresenta junto com a orquestra em algumas peças.


Coral do filme 'Mudança de Hábito'
Se você nunca foi assistir um Coral ou um Grupo Vocal vale muito a pena. Geralmente os corais você acha em igrejas, ou instituições que incentivam a música clássica, inclusive algumas empresas tem coral! Grupos Vocais são fáceis de achar em alguns SESCs por exemplo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá vim conhecer o seu blog e virar mais uma leitora.
Estou começando a minha carreira artistica por isso quero ter contato com a vida das pessoas que também vivem disso.
Tenho um blog e se vc puder, dá uma forcinha lá ok.

www.aventuradeviverdearte.blogspot.com

Adoreiiii o conteudo do site. Vou voltar sempre para saber cada vez mais.

Beijos

Unknown disse...

Participo de uma grupo de louvor meu nome é ezequiel e sou baritono mas e sou a primeira voz e gostaria de saber alguns detalhes de como dar um cantraste legal pois temos uma contrauto uma soprano e uma mezzo

Anônimo disse...

Para um quarteto masculino só serve o baixo profundo ou o baixo cantante também serve, assim como para o quarteto misto?

Anônimo disse...

Muito boa explicação, agora entendi a diferença, na minha igreja tem um grupo de umas 15 ou mais senhoras mas se intitulam de vocal