terça-feira, 31 de maio de 2011

Me disseram que é errado cantar com a garganta. Mas como é possível cantar sem a garganta?!

Querida aluna,

Sua pergunta faz total sentido afinal uma vez que sua voz vem da garganta, como não cantar com a garganta?! rsrs... é que essa expressão realmente passa uma idéia errada.

'Cantar com a garganta' significa colocar força nos músculos fonadores, que ficam próximos `as cordas vocais ou pregas vocais. Ou seja, ao invés de você cantar corretamente que é com a garganta relaxada e o mínimo de tensão possivel em toda essa região da garganta e pescoço, você vai expremer e forçar esses músculos e as articulações de um jeito que faça o som que você procura, mas que é o jeito incorreto e pode ter consequências graves para a saúde da sua voz.

Veja um vídeo de como sua garganta é por dentro::

Sabe aqueles comediantes que imitam diversas pessoas, celebridades, etc? É esta musculatura que eles torcem e retorcem pra fazer os diversos sons.

Se você cantar 'forçando a garganta' por muito tempo, você pode vir a ter uma das doenças da voz como por exemplo pólipos e nódulos vocais, edema das pregas vocais, problemas de laringe, etc... E acredite, não são bonitas, nem confortáveis...



Vários cantores famosos já tiveram problemas desse tipo por cantar do jeito incorreto. Zezé DiCamargo, Hayley Williams e Axl Rose são alguns deles.





Qual é o correto então?
O correto no canto é você utilizar o apoio, ou seja, respirar controladamente para que o som fique homogêneo. Os exercicios de respiração estimulam esse apoio, ajudando a controlar a emissão do ar, apenas passando pela corda vocal, que conforme estica e relaxa faz o som grave (mais relaxado) ou agudo (mais esticado).  Saiba mais sobre isso no post 'Voz: Meu Instrumento' do blog Música e Fonoaudiologia.

Veja alguns videos com exercícios de respiração::









Dúvidas?

4 comentários:

Anônimo disse...

QUANDO ELA FALA CANTAR SEM SER COM A GARGANTA ELA SE REFERE A CANTAR COM O DIAFRAGMA : ) SACO ?

claro q usa garganta mas o diafragma e para a voz sair mt melhor e so deixar a barriga dura ^^

Anônimo disse...

Ola, uma duvida:
Eu tenho uma voz bastante grave, so que ela nao é notada quansdo falo ou canto normal, fica meio nasalizado é como se a voz fica-se na regial do nariz., depois de um tempo ouvindo melhor minha voz notei que podia melhora-la e fazer esse grave sair, tanto falando ou cantado, para isso usei como "fonte" a garganta. Queria saber se fazer isso é prejudicial, se sim, qual seria a melhor maneira de fazer a voz grave sair.

Unknown disse...

Legal a materia

ranyaobee disse...

snow peak titanium flask - Titanium Art
snow peak titanium flask. SKU: SKU: SKU: SKU: titanium drill bits SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: titanium nose jewelry SKU: SKU: SKU: SKU: 2020 ford ecosport titanium SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: hypoallergenic titanium earrings SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: citizen super titanium armor SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU: SKU