terça-feira, 24 de maio de 2011

Urgente! Você sabe algum programa para windows xp que melhora a voz, não deixa desafinar e mixa a música?


Querido aluno,

Existem diversos softwares de edição de audio no mercado hoje em dia. Alguns deles são Audacity, Pro Tools, Nuendo, Garage Band (só para Mac), WavePad, Sound Forge entre outros. Você pode encontrar algumas versões liberadas para download aqui.

Pro Tools

Todos esses que mencionei são bons e funcionam mais ou menos da mesma maneira, alguns mais complexos e profissionais usados em estúdios de gravação e outros mais simples, mas que também são bons. Vai depender mais de você descobrir em qual deles você se sente mais confortável para mexer.

Tendo dito isso, vamos as suas perguntas, separadas, para ter certeza que responderemos todas elas.

Existe algum programa para Windows XP que melhora a voz?
Todos esses programas tem equalizadores e compressores que melhoram a voz, no sentido de tirar o anasalado, colocar mais ou menos brilho (equalizadores), deixá-la mais homogênea, tirar ruído (compressores) etc. Sugiro que você use os presets (configurações prontas) que já vem nos programas e não tente mexer nesses equipamentos virtuais, pois quando mal usados podem piorar a qualidade do audio ao invés de melhorar.

Equalizador simples


Existe um programa para não desafinar?
Não. Existe um programa que afina a voz, mas não te impede de desafinar. Por exemplo: Você grava a voz, desafinada, numa pista do programa. Nessa pista você vai colocar um 'insert', no mesmo lugar onde você colocou os equalizadores e compressores. A diferença é que geralmente o insert que afina não vem com o programa e você vai ter que baixar separado. O nome do programa é Auto-Tune e também tem o Melodyne. Dentro do programa, você vai ter que dizer pro programa qual a escala da música que você está cantando pra que ele possa afinar corretamente. Ele afina pela nota que está mais próxima, ou seja, se você desafinou muito uma nota, ele pode afinar para a nota errada. Neste caso, o Melodyne permite que você afine manualmente, já o Auto-Tune não.

Melodyne

Auto Tune

OBS:: Importante dizer que para que possa ser afinada, a voz deve ser gravada sozinha no canal. Se você gravar por exemplo uma voz e um violão, terá que gravar separado, cada instrumento num canal para que você possa mexer em cada um deles separadamente. O auto-tune e o melodyne não afinam acordes, ou seja, não afinam o violão.

Esses programas mixam a música?
Sim. Esses editores de audio permitem que você mixe a música da maneira que quiser. Se quiser colocar um instrumento mais alto que o outro, equilibrar a música do jeito que você quiser, ele permite, mas de novo, não faz para você. Você tem que ir lá e mexer, ouvir e ver o que fica melhor para você. A vantagem é que você pode fazer quantas mixagens quiser, exportar ou fazer o 'bounce' quantas vezes quiser e mostrar para outras pessoas para que elas possam opinar sobre o som, voltar e fazer de novo, etc. Para você ter uma idéia de como esse processo é delicado, muitos técnicos de som concordam que você nunca termina uma mixagem, mas sim desiste dela!

Nuendo


Pra finalizar uma coisa importante de ser dita é que o software de áudio não é mágico. Ele pode melhorar a qualidade do áudio, reduzir ruído, colocar brilho e até mesmo afinar, mas ele não vai interpretar a música por você, não vai colocar intenção na letra e nem deixar o som da sua voz encorpado. 

Se tiver uma nota muito aguda por exemplo e a voz ficar espremida, esganada, o programa pode afinar a nota, mas vai continuar espremida e esganada. Quanto melhor você cantar, melhor ficará a gravação, pois esses programas servem para corrigir pequenos erros e não cantar por você.

Sua voz vai continuar sendo a mesma de sempre, e mesmo que na gravação se possa melhorar muito, quando você for se apresentar ao vivo, a menos que você tenha muitos recursos tecnológicos e um ótimo técnico de som, ela vai continuar do jeito que você ouve na sua casa quando canta, ou quando ensaia no estúdio com sua banda. Por isso se quiser cantar bem estudar é fundamental!

2 comentários:

Renata Moris disse...

Quando eu canto algumas pessoas que não conheço ficam criticando. Eles não sabem é que muitos cantandora utilizam de softwares para corrigir e áudio fica mais limpo, eles pensam que cantando a capela sem acompanhamento músical, é igual ao CD gravado, depois de todos as etapas de gravação, por isso estou planejando gravar meu CD este ano para eles verem o que é qualidade vocal.

Renata Moris disse...

Pessoal desculpe o erro, "cantoras" e não cantandora