segunda-feira, 23 de maio de 2011

Quero aprender a dançar, cantar e tocar no ritmo! Como faço?

Querido aluno, 


Essa é uma questão super importante, fundamental se quiser seguir carreira na música!

Existem alguns exercícios simples que você pode fazer, principalmente pra te ajudar a 'sentir' o pulso da música que é exatamente o que você não pode perder, o
andamento, a batida.

Exercício 1:: sentindo o pulso da música
Para você entender primeiro o que é o pulso da música faça o seguinte. Escolha uma música que você goste e que não seja muito rápida (sugestões ao longo do exercício), coloque pra tocar e fique de pé ouvindo. A música tem um 'vai e vem' natural, que faz você se balançar devagar de um lado pro outro, certo?! Esse é o andamento da música e o princípio da dança.

Essa música da Mariah Carey por exemplo, é bem lentinha. O andamento não é marcado no começo da introdução do piano, mas depois quando ela começa a cantar, tem o estalar de dedos mantendo o andamento. Você pode tentar fazer o primeiro exercício ouvindo a essa música. Lembre-se de ficar de pé e balançar o corpo suavemente pra sentir o pulso da música.

Esse é só um exemplo de como o andamento pode ser marcado numa música. Em outras músicas pode ser a bateria, o groove do violão, o baixo, etc. Por isso se você faz parte de uma banda é fundamental que toque no tempo, para que então a banda possa soar como uma coisa só.

Exercício 2:: batendo o pé ou a mão
É a mesma idéia do exercício 1, mas agora ao invés do vai e vem do corpo, você vai marcar o pulso da música mais enfaticamente, batendo o pé ou a mão naquele pulso da música que descobrimos no exercício 1.



Na música da Mariah Carey, o estalar dos dedinhos no começo da música marca o andamento da música. Ouça a música novamente e bata o pé ou a mão junto dos dedinhos. Tente acompanhar até o final da música, veja se é fácil ou difícil.Assim você vai ter uma idéia de como você está nesse estudo.


Muitas vezes manter o andamento é simplesmente uma questão de foco, prestar atenção naquilo que está sendo feito e continuar prestando atenção até o final da música. E muitas vezes esse pode ser um desafio e tanto!

Exercício 3:: cantar ou tocar no tempo da música
Na mesma idéia dos primeiros 2 exercícios, você pode tocar ou cantar batendo o pé junto, ou balançando o corpo no andamento da música e pode acreditar, só isso já ajuda muito a manter o tempo correto!


Se você toca violão, guitarra ou baixo escolha uma música que você goste e vá acompanhando a música tocando apenas a mão direita num ritmo simples, como no pulso da música da Mariah Carey que vimos. Só os tempos principais, sem as notas que compõe o groove no princípio, depois vá acrescentando as outras notas aos poucos. 
 
Continue sempre batendo o pé junto no pulso da música, ou marcando o andamento com o corpo de alguma maneira! Os melhores músicos geralmente também, marcam o andamento de alguma maneira, seja batendo o pé, ou 'dançando' um pouquinho, enfim...



Conforme você for sentindo confiança para fazer coisas mais elaboradas, mande ver! Se os exercícios ficarem fáceis, você está pronto para o próximo nível. Pegue músicas mais elaboradas, e estude! Você vai ver que com o tempo tudo vai ficando mais fácil, seu corpo vai entendendo melhor como funciona esse 'tal' de andamento.  

Bons estudos! :)


Sugestões de outras músicas para esse exercício::

NothingElse Matters (Metallica)
Black(Pearl Jam)
Você é Linda (Caetano Veloso)
Detalhes(Roberto Carlos)

3 comentários:

Vinnycius disse...

Valeu pelo post.. ajudou bastante..
To fazendo aula de dança e os passos e giros eu pego fácil, mas o ritmo ainda tá difícil!!

Vou treinar essas músicas..

Beatriz@gmail.com disse...

Me ajudou um pouco, obrigado.bjos thal.

Anônimo disse...

Lendo parece tão fácil... Infelizmente tenho um serio bloqueio, não consigo dançar, cantar, tocar violão, nada absolutamente nada que exija o minimo de ritmo, nem bater palmas na missa consigo acompanhar.
se preciso cantar, fico muda, se tento dançar, sou um robô programado para 1-2 e 1-2, reta, dura e seria. Fiz aulas de dança mas abandonei, fiz aulas de violão, também abandonei após uma crise de choro, não consigo nem acompanhar minha música preferida.
Existe milagre para casos como o meu?