segunda-feira, 23 de maio de 2011

Se um cantor ou banda fizer um show e cantar uma música de outra banda ou cantor, ele tem que pagar algum dinheiro? Quanto custa? Pode resultar em processo?

Querido aluno,
Essa é uma dúvida realmente importante, afinal, nós músicos temos que saber não só de técnica e de interpretação em diferentes estilos, mas também os aspectos legais da música. Afinal, todos nós precisamos ganhar dinheiro, seja como banda cover ou como compositor, né?!

Então vamos lá::

Pra fazer um cover num show eu músico ou cantor tenho que pagar diretamente pro artista?
Não. A banda ou cantor que vai fazer o cover no show não precisa pagar nada, quem precisa pagar é a casa de shows ou o realizador do show.


A casa de shows ou realizador então paga pro ECAD (escritorio central de arrecadação e distribuição), e o Ecad repassa essa grana para as entidades de administração de direitos autorais como por exemplo a Abramus ou a UBC, a quais os compositores são afiliados, para então chegar nos artistas e compositores.
Ou seja, quando você faz um cover de uma banda numa casa de shows, ou evento da prefeitura, ou qualquer tipo de exibição pública, os cantores e autores recebem por isso, mesmo sem você pagar nada.


O que eu não posso fazer então?
O que você não pode fazer e que pode originar um processo é o plágio, ou seja, você pega uma música de outra pessoa e utiliza parte dela dizendo que é sua. Outra coisa que você não pode fazer é gravar um cover num CD que vai ser comercializado ou não. Neste caso você também pode ser processado por violação de direito autoral, uso indevido de obra de outra pessoa. Neste caso SIM você precisa pagar pra gravar a musica de outra pessoa.


Como eu faço para gravar um cover legalmente?
Existem duas maneiras de você gravar um cover legalmente.
Primeira: entrar em contato com a entidade que administra os direitos do autor dessa musica (Ambramus, UBC, etc)  e pedir autorização. Dependendo do tipo de contrato que a entidade tem com o compositor, ela pode liberar direto ou vai precisar consultar o compositor diretamente. Uma vez dada a autorização voce paga uma taxa e pode gravar.
Segunda: pedir autorização diretamente pro compositor da música que pode liberar para você sem custo ou mediante taxa. Isso acontece porque por exemplo se a artista querendo gravar a música do compositor for por exemplo a Ivete Sangalo, o compositor sabe que essa música vai ter uma grande exposição na midia, vai tocar em um monte de lugar e por conta disso ele vai receber por direitos autorais lá na frente, então é super interessante pra ele ceder a música gratuitamente para gravação.

Entendeu?!

22 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Gostei dos esclarecimentos, porém tenho uma grande dúvida:
O Faustão é conhecido como um apresentador de improviso e sempre surpreende os artistas com pedidos de improvisos durante o programa. Numa destas ocasiões, o cantor Gusttavo Lima tocou o Riff inicial de Sweet Child O Mine, do Guns N Roses. A minha dúvida é se alguém precisou pagar direitos autorais para isto. Obrigado!

MP PRODUÇÕES disse...

Sim, A Rede Globo e/ou A mesma em acordo com Gustavo Lima.

FRED TIMM disse...

Olá!
Minha banda está sendo chamada para tocar em um clube na cidade de São Paulo. Nossa remuneração (cachê), será proveniente, unicamente da venda dos ingressos vendidos pelo clube. Não estamos sendo contratados, estamos nos apresentando no evento, em parceria com o clube, ambos ganhando e dividindo em porcentagem, a arrecadação da bilheteria. Porém, a gerência do clube diz que a banda terá que pagar para o ECAD, o valor dos direitos autorais das músicas que iremos apresentar. Esta informação está correta? Por tocarmos ganhando da bilheteria, em parceria com o clube, somos obrigados a pagar o ECAD também? Caso tenhamos mesmo que pagar, qual porcentagem deverá ser paga pela banda e qual porcentagem deverá ser paga pelo clube para o ECAD? Aguardo um retorno. Obrigado! Fred Timm (fred.timm@gmail.com)

Anônimo disse...

Opa!! Sou compisitor,kria tirar umas duvidas. Pq tem umas bandas enteressada em gravar as minhas musicas q eu liberei , so q as musicas nao estao registradas...mais eu penso em registrar elas e depois me afiliar.ai eu kria saber se dpois de um tempo eu registrando elas e me afeliando eu recebo os direitos autorais

Anônimo disse...

ola eu tenho um canal no youtube e gostaria de postar covers la eu preciso de algum tipo de autorizacao? preciso pagar algum valor? quanto? desde ja agradeço obs:sou menor de idade

Anônimo disse...

OLÁ EU FAÇO VOZ E VIOLÃO NA NOITE E TOCO DE TUDO SERÁ QUE TEREI DE PAGAR POR TOCAR AS MUSICAS? DOUGERMANO@GMAIL.COM

Unknown disse...

Se a música for da Banda Calypso (que já acabou) posso?

Unknown disse...

E se eu modificar a letra, bem pouco, vai dá problema?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá. A minha dúvida está quando uma
banda for lançar seu álbum, no show de lançamento, pode cantar músicas Cover também? Ou não é apropriado ?

Unknown disse...

Lucy Boa tarde, estou compondo algumas músicas e registrando no site musicas registradas .com, vc acha que o resgistro neste site é o suficiente ou haveria um outro lugar mais confiável?
Se vc puder me esclarecer.

Tenho outra dúvida, como encaminhar minhas musicas para os artistas, eu não sei como fazer.
11 95356 9597 watts

Gustavo Henrique (Empresario) disse...

Bom Dia tenho Uma Banda e vamos gravar um cd nele vai conter musicas de outros artista devo pedir autorização e pagar algo? se devo pedir ou pagar a quem faço isso?. Obrigado

Unknown disse...

Queria saber se é preciso pagar direito autoral para um cantor, por exemplo, de quem eu fiz uma caricatura e quero colocar numa agenda.

Cantinho da Emilly disse...

Montei um cover de personagens de uma bovela infantil. Somos um grupo de mães e fizemos isso para nossas crianças se divertirem. Porém, a coisa foi bem melhor do que imaginávamos, estamos fazendo diversas apresentações porém, nunca cobramos. Podemos ser processadas por isso pois, somos um cover e não estamos utilizando para ganhar dinheiro e sim para a diversão das crianças que adoram.

Unknown disse...

Para fazer um Tributo a um cantor/cantora que já faleceu, o que preciso fazer? Precisa de autorização ou não?

NOBELNOVELAS disse...

Não. Tem que pagar . Mas se for cover não precisa

NOBELNOVELAS disse...

Sim . Muito . Não pode

Unknown disse...

Olá,gostaria de saber se eu posso cantar e gravar um video para um festival da escola que sera concorido, utilizando uma música de outro cantor?

Unknown disse...

Fiz uma versão de uma música do Guns Roses quero gravar e fazer um vídeo como é que faço será que consigo autorização o que fazer.

Unknown disse...

Gostaria de saber eu tenho uma música qualquer cantor pode cantar minha música.Ou tem que pedir minha autorização

Cristiano disse...

Sua música foi registrada como sendo sua lembrando que se não registrou a música você nunca vai receber nada por ela e também precisa está associado a UBC

Anônimo disse...

Queria apenas parabenizar quem teve a brilhante ideia de colocar essa imagem com livros coloridos atrás do texto. Facilita muito a leitura. Obrigado.